O Programa REDD Early Movers (REM, em português: “REDD+ para pioneiros”) é uma iniciativa inovadora da Cooperação Oficial de Desenvolvimento Alemã junto ao Governo do Estado do Acre, que tem por objetivo apoiar e premiar países ou entes subnacionais que assumiram iniciativas pioneiras de REDD+, e comprovaram resultados de conservação de suas florestas.
O Estado do Acre, no Brasil, foi o primeiro a receber remuneração por reduções de emissões através do Programa REM. Para implementação da repartição de benefícios, foi desenvolvido para o Programa REM Fase I, os seguintes subprogramas: Subprograma Indígena, Subprograma Produção Familiar Sustentável, Subprograma Extrativismo, Subprograma Pecuária Diversificada Sustentável.
Para saber mais sobre os subprogramas, acesse aqui
A implementação da primeira fase (2012-2018) do Programa REM culminou com a publicação de relatórios técnicos e a identificação das dez principais lições, visando informar e inspirar outras iniciativas subnacionais e jurisdicionais, interessadas na implementação de mecanismos de REDD+.
Para conhecer os projetos voltados para Redução de Emissões decorrentes do Desmatamento e da Degradação de florestas no Acre, acesse abaixo o link com os relatórios na versão Português e Inglês:
LIÇÕES APRENDIDAS DO PROGRAMA REM FASE I – PORTUGUÊS
LIÇÕES APRENDIDAS DO PROGRAMA REM FASE I – INGLÊS