Parceria com a Universidade do Colorado fortalece o desenvolvimento do AC

Em agenda da Força-Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF), na cidade de Boulder, no estado americano do Colorado, o governador Tião Viana firmou compromisso para parceria entre a Universidade de Colorado-Boulder (UCB), nos Estados Unidos, e a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Com o anúncio da novidade, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, afirma que a iniciativa fortalece o modelo de desenvolvimento que o Acre tem adotado. O acordo revela uma grande perspectiva de formação acadêmica nas áreas econômica, ambiental, de saúde e de energia renovável.

A UCB já gerou cinco prêmios Nobel (quatro de física e um de biologia), e sua experiência possibilitará o intercâmbio de atividades práticas, as pesquisas em pós-graduação e a criação de mestrado e/ou doutorado por meio de um modelo interinstitucional com alunos do Acre e do Colorado.Um conjunto de conhecimentos que vai ao encontro das políticas de desenvolvimento que o Estado têm adotado, pautado na conservação ambiental, atrelado à evolução da economia e dos indicadores sociais. “A Universidade não pode ficar alheia à tendência de desenvolvimento que tem sido utilizado no Acre, que é baseado na sustentabilidade”, afirma Kinpara.

O reitor acredita que essa parceria só valoriza o povo e a academia acreana: “Toda parceria que visa o desenvolvimento de projeto de ensino, pesquisa e extensão, voltados para o desenvolvimento do nosso estado, é de interesse da universidade. Principalmente com instituições que tenham reconhecimento e pesquisas nessas áreas”.

Os próximos passos agora são discutir quais temas podem ser aprofundados para a parceria. O reitor reafirma a importância da temática dos futuros estudos: “Falar de sustentabilidade, em um estado que tem grandes desafios, sem falar nessas áreas, não é certo. Não podemos abrir mão da ciência, da tecnologia e da inovação”.

Em busca do desenvolvimento

A delegação acreana foi convidada pela coordenação de um novo laboratório na UCB, o Laboratório para Energia e Meio Ambiente (LEEP), e pela Força-Tarefa GCF, uma rede de 35 governadores de diversos estados subnacionais situados em diversos países, para apresentar as experiências bem sucedidas no Acre, bem como trocar conhecimentos com professores, investidores, cientistas e o governo do Colorado.

A missão é também financiada do Banco Mundial (BIRD) e do Programa Global REDD Early Movers (REM), por meio do Banco de Desenvolvimento KfW.

Por Arison Jardim – Agência Notícias do Acre