O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou da primeira reunião virtual de acompanhamento executivo da segunda fase do Programa REM Acre com os doadores do Banco KfW e BEIS de 2023. O encontro foi realizado na segunda-feira, 23.
Leonardo Carvalho apresentou as ações priorizadas para o Planejamento de 100 dias do governo, dentro do marco lógico do Programa REM Acre, que prevê a entrega dos produtos técnicos do Sistema de Mensuração, Relato e Verificação (MRV), alinhado ao Sistema Nacional de Monitoramento Florestal, por meio do Nível de Emissões Florestais (FREL).
O gestor destacou ainda as revisões das diretrizes de salvaguardas socioambientais e gestão de riscos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) relacionadas à garantia do compromisso do Estado na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A reunião teve como principal objetivo deliberar acerca do planejamento executivo para o último ano de vigência do programa. Foi definido ainda a agenda da primeira missão do ano com os doadores KfW e BEIS, prevista para a primeira semana do mês de julho de 2023.
Participaram da reunião: Klaus Köhnlein – gerente de Portfólio do Banco KfW; Cláudia Levy – especialista em salvaguarda socioambiental pelo KfW; Svenja Bunte – gerente de Programa e Assessora de Políticas REDD+ pelo BEIS – Reino Unido; Roseneide Sena – coordenadora-geral do Programa REM Acre e os consultores internacionais para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, da GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza e Dan Pasca.