Idealizada pelos alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), a 10ª Semana Florestal do Acre, promovida campus da instituição de ensino, em Rio Branco, traz como tema “Florestas e Carbono: a Quantificação de um Novo Tempo”.
O evento, que se iniciou na manhã desta segunda-feira, 31, e termina na próxima sexta-feira, 4, conta com apoio e parceria do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Segundo o professor e coordenador da semana acadêmica, Nei Braga Gomes, o tema é de extrema relevância. “Floresta e Carbono é um tema superatual, especialmente neste momento em que passamos por mudanças climáticas. Esse é um evento que em colocamos para o meio acadêmico a importância das florestas para o planeta. Além disso, também vamos falar sobre a questão dos plantios florestais no estado”, destacou.
Após a mesa de abertura, o geógrafo do IMC, Pavel Jezek, palestrou sobre o Sistema de Incentivo aos Serviços Florestais do Acre (Sisa).
No período da tarde, o minicurso sobre programa e seus mecanismos reúne alunos e servidores da autarquia em um estudo aprofundado sobre a política de baixa emissão de carbono.
Segundo a diretora técnica do IMC, Vera Reis, o evento possibilita aos acadêmicos acesso as informações sobre a política ambiental do governo do Estado.
“Trabalhar para a manutenção da floresta é de extrema necessidade, frente aos eventos extremos vivenciados, e também considerando que a floresta é mecanismo de desenvolvimento do estado”, frisou.