O Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) é responsável pela coordenação técnica do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA), um moderno instrumento criado pelo Governo do Acre que reconhece e incentiva a conservação do meio ambiente resultante de produtos e serviços ambientais – como a preservação da floresta, o bom uso do solo, o manejo de produtos florestais, entre outros – prestados por comunidades, empresas e/ou pessoas em todo o Acre.
O IMC também responde pela implementação de outros importantes mecanismos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas como por exemplo: o controle de áreas desmatadas e queimadas em todo o território acreano, o monitoramento das chuvas, níveis de rios e focos de calor, – com vistas a identificar a ocorrência de eventos críticos que possam causar desastres com danos humanos, materiais e ambientais, como as enchentes. É uma instituição criada como autarquia especial com autonomia financeira e independência administrativa, supervisionada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).
Missão
Articular estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Estado do Acre, por meio de mecanismos de valoração de serviços ambientais, garantindo benefícios aos provedores de serviços ambientais e o respeito a salvaguardas socioambientais.
Visão
Ser reconhecido, até 2020, como padrão internacional para a implementação de Programa Jurisdicional de incentivos a serviços ambientais e de salvaguardas socioambientais.
Valores
Transparência, Credibilidade, Excelência, Ética, Sustentabilidade, Governança e Solidariedade.