O Subprograma Extrativismo é um componente do SISA que visa promover o reconhecimento às comunidades extrativistas por sua atuação na preservação de estoques florestais, a cultura e os meios de vida em cada Unidade de Conservação e território extrativista.
Os investimentos nas cadeias produtivas da madeira, borracha, murumuru, açaí, café, frutas, mel, mandioca e peixe resultaram em 6.509 famílias beneficiadas em todo o Estado. R$ 31.576.432,69 foram repassados através de 50 convênios firmados com instituições governamentais e não governamentais.
Outras ações como: “florestas plantadas”; assistência técnica de extensão rural (ATER) para produção familiar e para implementação dos planos de gestão das florestas estaduais; mecanização; e apoio ao turismo ecológico também foram fomentadas por esse subprograma.
O Programa REM apoia reservas extrativistas (RESEX) e comunidades dependentes das florestas com as seguintes medidas:
- Processamento e comercialização por cooperativas de pequenos produtores que organizam a produção de borracha, castanhas e outros produtos florestais não-madeireiros (mel, frutas, óleos e nozes)
- Incentivo de preços para a comercialização de borracha nativa (veja na próxima página)
- Plantação de sistemas agroflorestais priorizando seringueira em áreas já desmatadas
- Apoio à logística e transporte de produção de látex de borracha nativa para a fábrica estadual de preservativos
- Manejo florestal comunitário
- Empresários de processamento de madeira de pequena escala que utilizam madeira florestal comunitária