Governador Gladson Camelí participa de reunião com representantes da governança de fortalecimento de políticas ambientais no Acre

Por Carlos Alexandre

O governador Gladson Camelí participou, na manhã desta sexta-feira, 3, de uma reunião com representantes das instâncias de governança do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), política pública pioneira que tem como base o reconhecimento do valor da floresta em pé e o incentivo à produção sustentável no Acre.

Reunião ocorreu na sala de governança da Secretaria de Planejamento (Seplan), onde Estado e sociedade civil dialogaram acerca de políticas ambientais. Foto: Alice Leão/Secom

O encontro contou com a presença de integrantes da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), da Câmara Temática de Mulheres (CTM) e da Câmara Temática Indígena (CTI). Durante a reunião, os participantes levantaram esclarecimentos importantes e encaminhamentos que reforçam a importância do diálogo e da transparência sobre os avanços das negociações de fundos climáticos.

Na ocasião, Gladson Camelí reforçou que o Acre continuará sendo referência em políticas ambientais baseadas na valorização da floresta e no respeito às comunidades que vivem nela. “Nosso compromisso é seguir fortalecendo a governança participativa e ampliar ainda mais os resultados positivos para o Acre”, afirmou o governador.

“O diálogo constante entre instituições e sociedade civil é de extrema importância para a manutenção de um governo justo para todos os envolvidos”, destacou Camelí. Foto: Alice Leão/Secom

“Essa é uma oportunidade de escuta e de transparência com representantes de diferentes segmentos da sociedade civil e por instituições governamentais. Quero sempre estar a par do andamento, acompanhar as ações e contribuir para o aprimoramento da política ambiental do Acre”, garantiu o chefe de Estado.

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressaltou que o fortalecimento da governança é essencial para ampliar o alcance e a eficiência das ações do sistema. 

“Temos um grande compromisso com a transparência com aqueles que trabalham conosco aprimorando a política ambiental do Acre”, garantiu o secretário do Meio Ambiente. Foto: Alice Leão/Secom

“O Sisa é um exemplo de política ambiental participativa, que une governo e sociedade com o objetivo de proteger a floresta e gerar desenvolvimento sustentável. Reuniões como esta reforçam nosso compromisso com a transparência, com o diálogo e com o aprimoramento contínuo dos programas que incentivam os serviços ambientais no estado”, destacou Leonardo.

Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, o Sisa reúne um conjunto de estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente. Suas ações buscam incentivar a manutenção e a ampliação da oferta de produtos e serviços ambientais no Acre, como forma de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, tanto na mitigação dos impactos, como o aquecimento global, quanto na adaptação às novas condições climáticas.

Encaminhamentos

O governador colocou sua equipe à disposição e reafirmou o compromisso com a continuidade de um processo transparente junto à sociedade civil que compõe as instâncias de governança do Sisa. Entre os encaminhamentos foi acordado uma nova reunião na próxima semana entre os membros da governança e o representante da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), coordenada pelo Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC).

A reunião será oportuna para apreciação dos documentos técnicos para obtenção da certificação internacional ao Padrão ART TREES para geração de créditos de carbono de alta integridade. Também será pauta de apreciação, a proposta do Orçamento Climático, que será apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

No final do encontro, o coordenador da CTI, Lucas Manchineri, apresentou uma carta aberta das lideranças dos povos indígenas ao governador Gladson Camelí.

“O IMC atua na coordenação técnica de todo sistema e temos atuado para fortalecer as instâncias de governança, que são espaços democráticos que asseguram a participação social, a transparência e a aplicação dos instrumentos que visam à valorização da floresta em pé. Esse momento de diálogo junto ao governador reforça ainda mais seu compromisso e respeito com os povos da floresta”, destacou a presidente do IMC, Jaksilande Araujo.