SOBRE O SISA

O Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA) é resultado de uma política de governo que acredita no valor da floresta em pé. Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, ele reúne um conjunto de estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente.

As ações do sistema incentivam a manutenção e a ampliação da oferta de produtos e serviços ambientais no Acre como estratégia para enfrentar dois desafios impostos pelas mudanças climáticas ocorridas no planeta: a redução de impactos provocados pelas alterações no clima, como o aquecimento global; e a adaptação a essas mudanças. Para isso, o SISA desenvolve sete diferentes programas – entre eles o ISA Carbono, resposta acreana ao desafio mundial de redução de emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal.

ISA Carbono

O Programa de Incentivos por Serviços Ambientais do Carbono, conhecido como ISA Carbono, é apontado por especialistas ambientais como o mais avançado programa governamental de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) do mundo, o que faz do Acre uma referência para iniciativas de REDD+. Com o programa o governo estadual abre mais portas para a captação de recursos financeiros; promovendo, ao mesmo tempo, a repartição dos benefícios com atores que conservam, preservam ou recuperam ativos florestais como o carbono – cujo valor econômico nos mercados nacional e internacional é crescente.

Com o ISA Carbono preservar as florestas – evitando o desmatamento e consequentemente a emissão de gases que aceleram o processo de aquecimento do planeta – é como uma poupança que gera vantagens  econômicas, além de benefícios ambientais e sociais para aqueles que apostam na sustentabilidade e cuidam das riquezas naturais do estado. Os principais incentivos relacionados com o programa incluem: a promoção da mudança para sistemas agrícolas mais produtivos, o que reduz a necessidade de expansão e evita o desmatamento; a valorização do potencial econômico da floresta; o aumento da conservação das florestas e a distribuição dos benefícios por serviços ambientais. Todas as ações do ISA Carbono são executadas com recursos financeiros da Cooperação Alemã, através do Programa REDD Early Movers (REM).

Ao se comprometer com a Redução de Emissões oriundas de REDD (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation), o Acre mostra que está fazendo sua parte para responder às determinações da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês): proteger o sistema climático em benefício das gerações futuras, contribuindo com as reduções de emissões de gases de efeito estufa e aumento de estoques de carbono florestal.

Além do ISA Carbono o SISA tem outros seis programas que, juntos, colaboram para a redução dos índices de desmatamento e queimadas no Acre; a conservação de florestas e o manejo sustentável – abrindo caminho para vantagens ambientais e sociais que beneficiam a população acreana, especialmente a que mora na floresta. São eles:

 *Conservação da beleza cênica natural

*Conservação da sociobiodiversidade

*Conservação das águas e dos serviços hídricos

*Regulação do Clima

*Valorização cultural e do conhecimento tradicional ecossistêmico

*Conservação e o melhoramento do solo

 
Saiba mais sobre o SISA:

– Lei 2308/2010 comentada