SOBRE O IMC

O Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) é responsável pela execução do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA), um moderno instrumento criado pelo Governo do Acre que reconhece e incentiva a conservação do meio ambiente resultante de produtos e serviços ambientais – como a preservação da floresta; o bom uso do solo; o manejo de produtos florestais, entre outros – prestados por comunidades, empresas e/ou pessoas em todo o estado.

O IMC também responde pela implementação de outros importantes instrumentos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, entre os quais o controle de áreas desmatadas e queimadas em todo o território acreano; e o monitoramento das chuvas, níveis de rios e focos de calor, com vistas a identificar a ocorrência de eventos críticos que podem levar a desastres com danos humanos, materiais e ambientais – a exemplo das enchentes. É uma instituição criada como autarquia especial, com autonomia financeira e independência administrativa, supervisionada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

Missão

Articular estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Estado do Acre, através da promoção de mecanismos de valoração de serviços ambientais, garantindo benefícios aos provedores de serviços ambientais e o respeito a salvaguardas socioambientais.

Visão

Ser reconhecido, até 2020, como um padrão internacional para a implementação de Programa Jurisdicional de incentivos a serviços ambientais e de salvaguardas socioambientais.

Valores

Transparência, Credibilidade, Excelência, Ética, Sustentabilidade, Governança e Solidariedade.