Subprograma Produção Familiar Sustentável

Subprograma Produção Familiar Sustentável do Programa ISA Carbono do SISA promove incentivos para agricultura familiar, a pecuária diversificada sustentável e a coleta de produtos florestais em pequena escala. A produção familiar no Acre é caracterizada pela diversificação da produção, uso de mão-de-obra familiar e a busca da segurança alimentar, com a comercialização do excedente. Abrange as atividades de fruticultura, horticultura e produção de proteína animal através da piscicultura, avicultura e bovinocultura leiteira.

Destaca-se a produção de frutas tropicais oriundas de sistemas agroflorestais e o fortalecimento da infraestrutura social, atendendo a comunidades que vivem em locais de difícil acesso, com 86 Km de ramais recuperados nas Florestas Estaduais e entorno; 2394 hectares de área mecanizada para a produção familiar; construção de galpões para melhor armazenamento e garantia da qualidade da produção para comercialização; aquisição de equipamentos e insumos para 410 produtores; 366 milheiros de alevinos; 125 mil mudas de café adquiridas.

As famílias envolvidas na produção familiar no âmbito do Programa REM se caracterizam por aplicarem boas práticas agrícolas e florestais sem desmatamento e uso do fogo.

O Programa REM apoia agricultores, cooperativas e associações de agricultores com as seguintes medidas:

  • Acordos com os produtores para que se absterem abstenham de desmatamento adicional em troca de apoio direcionado à produção sustentável
  • Implementação de sistemas de produção agroflorestais, agricultura sem o uso de fogo e mecanização de baixo impacto
  • Processamento, valorização e comercialização de produtos agrícolas