Instituto de Mudanças Climáticas busca parceiras para habilitar Acre no recebimento de recursos para adaptação às mudanças climáticas

Dando continuidade a uma série de agendas em Brasília, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho e José Luiz Gondim, presidente da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), estiveram reunidos com representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM) e os consultores da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília (DF).

O objetivo da reunião é firmar um protocolo de intenções, entre as parte, para elaboração de projetos, a partir de dados obtidos pela plataforma ClimAdapt.

“A ideia é que tanto o estado do Acre como as outras instituições possam, com dados dessa plataforma, reunir uma série de informações que permita a elaboração de projetos para captação de recursos junto aos órgãos internacionais”, destaca o presidente.

Leonardo Carvalho ressalta que existem fundos específicos para mitigação dos impactos das mudanças climáticas que podem contemplar o Acre, a exemplo das situações que ocorreram em decorrência da cheia do rio Acre, que deixou o Acre isolado do resto do país e deixou vários pontos da cidade sem trafegabilidade.

“O governo do Estado do Acre pode acessar recursos específicos para custear projetos de infraestrutura, que resolva esses problemas e leve melhoria de vida a população”.

O gestor explica que com projetos de infraestrutura é possível executar obras que possam dar vazão nas calhas dos rios, igarapés e a elevação do nível de rodovias. O acesso aos dados dessa plataforma irá nortear a elaboração desses projetos, uma vez que será possível identificar os pontos críticos a serem priorizados.

“Acreditamos que com projetos estruturantes, podemos levar soluções duradouras para que esses eventos climáticos extremos tenham cada vez menos impacto na vida das pessoas. Nossa ida à Brasília foi justamente pra tentar fortalecer parcerias e buscar recursos. Fizemos essa proposta e esperamos que seja assinado um protocolo de intenções nos próximos dias”, destacou Leonardo Carvalho.

Acompanharam os presidentes do IMC e da CDSA, a diretora técnica, Rosangela Benjamim e o chefe de Departamento de Regulação do IMC, Leonardo Ferreira. As reuniões foram realizadas na quarta e quinta, dias 05 e 06 de abril.