Instituto de Mudanças Climáticas apresenta ações prioritárias para o Programa REM Fase II

O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou da primeira reunião virtual de acompanhamento executivo da segunda fase do Programa REM Acre com os doadores do Banco KfW e BEIS de 2023. O encontro foi realizado na segunda-feira, 23.

Leonardo Carvalho apresentou as ações priorizadas para o Planejamento de 100 dias do governo, dentro do marco lógico do Programa REM Acre, que prevê a entrega dos produtos técnicos do Sistema de Mensuração, Relato e Verificação (MRV), alinhado ao Sistema Nacional de Monitoramento Florestal, por meio do Nível de Emissões Florestais (FREL).

IMC conduz primeira reunião de acompanhamento executivo da segunda fase do Programa REM Acre de 2023. Foto: reprodução/Ascom REM

O gestor destacou ainda as revisões das diretrizes de salvaguardas socioambientais e gestão de riscos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa) relacionadas à garantia do compromisso do Estado na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A reunião teve como principal objetivo deliberar acerca do planejamento executivo para o último ano de vigência do programa.  Foi definido ainda a agenda da primeira missão do ano com os doadores KfW e BEIS, prevista para a primeira semana do mês de julho de 2023.

Participaram da reunião: Klaus Köhnlein – gerente de Portfólio do Banco KfW; Cláudia Levy – especialista em salvaguarda socioambiental pelo KfW; Svenja Bunte – gerente de Programa e Assessora de Políticas REDD+ pelo BEIS – Reino Unido; Roseneide Sena – coordenadora-geral do Programa REM Acre e os consultores internacionais para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, da GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza e Dan Pasca.