IMC e CDSA buscam parcerias para projetos voltados para recuperação de áreas degradadas e agricultura familiar de baixas emissões

Em agenda oficial em Brasília, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), José Luiz Gondim, esteve reunido com os representantes do Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM) e do Programa das Nações Unidas (PNUMA) no Brasil, em Brasília (DF).

O diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou o planejamento estratégico e os projetos que a serem executados no estado do Acre. Participaram também da reunião a diretora técnica da CDSA, Rosangela Benjamim e o chefe de Departamento de Regulação do IMC, Leonardo Ferreira.

“Uma das propostas de planejamento que pudemos fica a par foi a relacionada a captação feita, por meio da CDSA junto à União Europeia, que será executada pela Secretaria de Agricultura (Seagri), em Cruzeiro do Sul e região. Os investimentos serão destinados a recuperação de áreas degradadas para fortalecimento da agropecuária de baixas emissões e agricultura familiar”, destaca Leonardo Carvalho.

A agenda é parte de uma estratégia dos órgãos, que integram o setorial de meio ambiente, em unir esforços para desenvolver políticas socioambientais com foco na redução do desmatamento. Na oportunidade, os gestores do Acre apresentaram o Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais do Estado do Acre (Sisa) aos representantes do Programa das Nações Unidas (PNUMA) no Brasil.

“Os representantes do PNUMA, especialistas no mercado de carbono, esclareceram algumas dúvidas. Aproveitamos a oportunidade para apresentarmos projeções, análises e o modelo do Sisa e do Programa Isa Carbono. Estamos empenhados em avançar com a habilitação dos créditos de carbono vintages junto ao mercado e, assim, firmarmos compromissos para redução do desmatamento até 2030”, ressalta José Luiz Gondim, presidente da CDSA.