IMC apresenta Câmara Temática da Mulher em Encontro Estadual de Políticas Públicas

A chefe de Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Francisca Arara, e a engenheira florestal Msc e coordenadora do Programa REM/IMC, Nésia Moreno, realizaram a apresentação da governança do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (SISA) para retomada da Câmara Temática da Mulher (CTM).

A participação foi parte da programação do Encontro Estadual de Coordenadoras dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPM), realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres (SEASHDM), na terça-feira, 08, no Cine Teatro Recreio.

Nésia Moreno explicou que, um dos objetivos da CTM, é dar representatividade as mulheres para que possam participar da construção de políticas públicas ambientais.

“Nosso objetivo é atrair a atenção das mulheres para que possam ocupar esses espaços de diálogo e inclusão de gênero. A mulher deve assumir seu protagonismo, especialmente nas questões ambientais. A CTM é um espaço de representatividade e participação na construção de políticas públicas, especialmente quanto à formulação de projetos voltados para os serviços ambientais que beneficiam suas comunidades”.

Em sua fala, Francisca Arara ressaltou a importância da inclusão de gênero nos processos de construção de políticas públicas e de transparência das ações no âmbito do SISA.

“Nosso objetivo é despertar mulheres para a importância de sua participação na política pública. Queremos saber onde estão essas mulheres que contribuem para o fortalecimento econômico em suas comunidades junto as associações ou cooperativas. Nossa ideia e convidá-las a somar conosco para retomada da CTM, de modo que possam assumir um lugar de protagonismo na construção das pautas de governança socioambiental, do clima e de gênero e ainda contribuírem para a transparência das ações do SISA”, destaca Arara.

Saiba mais
A Câmara Temática de Mulheres (CTM) do SISA tem como missão incorporar a temática de gênero na política de incentivos a serviços ambientais do Acre, a fim de fortalecer a inclusão social e a participação de mulheres na implementação de seus programas. A CTM surgiu, a partir de iniciativas de disseminação e construção de conhecimentos – por meio de oficinas e reuniões – envolvendo parcerias das diferentes esferas governamentais e não governamentais. A CTM representa o reconhecimento e a valorização da atuação de mulheres na pauta do desenvolvimento sustentável do Acre, o que garante salvaguardas socioambientais e promove a boa governança.

Para saber mais, acesse: www.imc.ac.gov.br