Governo do Estado concede Selo Acre de Sustentabilidade e Serviços Ambientais pela implementação de projetos de REED+

Com o objetivo de incentivar projetos públicos e privados de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e da bioeconomia, o governo do Acre concedeu nesta terça-feira, 9 de novembro, o Selo Acre Sisa de Sustentabilidade e Serviços Ambientais ao Departamento de Negócios Energia Estratégica Industrial (BEIS), do Reino Unido. A entrega da insígnia foi realizada na sala de reuniões do Consórcio dos Governadores da Amazônia, na manhã desta terça-feira, 9, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26),  em Glasgow (Escócia).

A entrega da insígnia foi realizada na sala de reuniões do Consórcio dos Governadores da Amazônia Foto: Marcos Vicentti/Secom

O Selo constitui numa plataforma de reconhecimento de projetos que contribuem para a manutenção e a ampliação da oferta dos serviços ambientais de forma integrada e sustentável contribuindo para fomentar uma economia de baixo carbono.

Atualmente, o governo do Acre executa uma série de iniciativas no âmbito do Sistema de Incentivo aos Serviços Ambientais (Sisa) com o apoio financeiro do Programa REDD Early Movers (REM), considerado o primeiro programa jurisdicional no mundo, financiado por meio do Banco alemão de Desenvolvimento KfW, e, nesta segunda fase, conta com a contrapartida do Reino Unido.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Israel Milani, representando o governador Gladson Cameli, disse que o Selo simboliza um reconhecimento aos parceiros do Reino Unido pela importante contribuição financeira para continuidade da segunda fase do programa.

“Esses investidores nos ajudam a fomentar o desenvolvimento sustentável no estado. Eles garantem recursos que permitem a implementação de políticas públicas estaduais voltadas para agricultura familiar de baixas emissões e territórios indígenas. Nosso governador Gladson Cameli não tem medido esforços para levarmos oportunidades de melhoria de renda a milhares de famílias que cuidam de nossas florestas”, enfatizou o secretário.

A chefe do BEIS, Felicity Le Quesme, externou os agradecimentos a comitiva acreana em Glasgow pelo importante reconhecimento. “Nos sentimos honrados e agradecemos muito. É muito bom saber que estamos ajudando a fomentar a economia de baixo carbono no Acre, garantindo segurança alimentar, agricultura familiar e assim melhorando a vida das populações tradicionais e povos indígenas”, pontuou Le Quesne.

Participaram ainda do encontro o procurador do Estado, Érico Barboza, a coordenadora do Programa REM e assessora da presidência do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), Nesia Moreno, a diretora Técnica da Casa Civil, Aline Albuquerque e a assessora especial de Clima da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Bruna Cerqueira.

Chefe do BEIS, Felicity Le Quesme, externou os agradecimentos a comitiva acreana em Glasgow pelo importante reconhecimento. Foto: Marcos Vicentti/Secom