Governança do SISA

Todas as ações do Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais do Acre (SISA) são guiadas pela transparência, a participação social e o compromisso técnico científico. Esses princípios explicam a criação de instrumentos como a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (CEVA) do SISA; o Grupo de Trabalho Interinstitucional Indígena, agora Câmara Temática Indígena (CTI), a Câmara Temática de Mulheres (CTM) e o Comitê Científico.

Coordenadora da Ceva, Daniela Dias, da SOS Amazônia, apresentou a proposta de criação das novas instâncias.

Composto por diferentes grupos da sociedade, esses instrumentos se revelam canais democráticos que orientam e legitimam o processo de execução do SISA, garantindo que as ações do Sistema obedeçam a interesses da sociedade acreana.

Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento – CEVA

Membros da Ceva debatem atualização do regimento interno em reunião realizada dia segunda-feira, 17 de abril de 2023, na Sala de Governança da Seplan.

A Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (CEVA) do SISA é formada por representantes de oito instituições, sendo cinco do poder público e cinco da sociedade civil organizada.  Vinculada ao IMC, ela é responsável pelo acompanhamento do SISA como um todo, incluindo o moderno Programa ISA Carbono.

Cabe a CEVA também garantir a transparência e o controle social dos programas, subprogramas, planos de ação e projetos especiais do SISA.

Para fazer parte da Comissão como representante da sociedade civil organizada é necessário atender aos procedimentos e critérios estabelecidos pelo Decreto nº 2002/2011, entre os quais se destacam:

Acesso link e baixe todas as Atas de reuniões da Ceva

Regimento Interno


Câmara Temática Indígena – CTI

O governo do Estado do Acre reconhece o importante papel que as populações indígenas ocupam na conservação da floresta e no uso de seus recursos naturais e para assegurar o respeito, o dialogo e a transparência instituiu, inicialmente, o Grupo de Trabalho Interinstitucional Indígena (GTI) criado para garantir a efetiva participação e o protagonismo indígena na concepção e implementação de um subprograma indígena no âmbito do Programa ISA Carbono.

Membros elaboram regimento interno da Câmara Temática Indígena em reunião realizada nos dias 18 e 19 de maio de 2023, na sala de governança da Seplan.

Vinculado oficialmente à Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (CEVA) do SISA desde 16 de outubro de 2012, o GTI foi ampliado e fortalecido, a partir da criação da Câmara Temática Indígena (CTI). Formado por representantes de organizações indígenas, instituições indigenistas e órgãos do governo estadual e federal, esse espaço se caracteriza como uma instância de diálogo entre os atores do SISA, as comunidades indígenas e a sociedade civil.

Reunião coordenada pelo IMC contou ainda com a contribuição de parceiros e convidados.

A CTI é também um importante canal para as demandas de lideranças indígenas junto ao IMC, órgão que coordena e secretaria as atividades do grupo, sendo responsável pela realização das reuniões periódicas e a facilitação da participação indígena no SISA.

Após amplo debate, membros elaboram regimento interno da Câmara Temática Indígena

Representantes das cinco regionais do Acre, que integram a Câmara Temática Indígena(CTI), do SISA, estiveram reunidos em um amplo debate para elaboração do regimento interno. A reunião foi realizada de 18 a 19 de maio de 2023, na sala de governança da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Responsável pela coordenação técnica do Sisa e fortalecimento das instâncias de governança, o IMC coordenou todo o processo, que contou ainda com a contribuição de parceiros e convidados. O fortalecimento da governança do Sisa reforça o compromisso do governo do Acre com a transparência, controle e participação social, garantido que o Estado possa estar apto a acessar doações internacionais para implementação de políticas ambientais que promovam a valoração de serviços ambientais, assegurando benefícios àqueles que cuidam e conservam as florestas.

Para saber mais, acesse a reportagem completa

Membros puderam dar suas contribuições e recomendações nas questões de interesse dos territórios indígenas.

Resultados do GTI e ampliação para CTIO GTI recomendou a elaboração de uma Carta de Princípios que estabelece diretrizes básicas para o Subprograma Indígena do SISA. O documento foi elaborado com recomendações de representantes de 22 Terras Indígenas (Tis), de 11 povos indígenas, e também do GTI. E hoje serve de orientação para a regulamentação e a implementação de mecanismos de incentivos aos serviços ambientais em Terras Indígenas (TIs) do Acre – no âmbito do Programa ISA Carbono.

Entre os itens apontados pela Carta de Princípios como requisitos para a efetivação da política que valoriza os serviços ambientais em Terras Indígenas estão o reconhecimento pelo SISA do direito indígena e princípio de autodeterminação expresso na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas; o direito inalienável dos povos indígenas sobre suas terras demarcadas ou não; a adequação à Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas e aos Planos de Gestão de TIs no estado; o respeito às salvaguardas socioambientais; e a contribuição ao fortalecimento das atividades dos agentes agroflorestais em terras indígenas.

Confira  as principais atribuições da Câmara Temática Indígena (CTI):

  • Assessorar a Ceva nas questões de regulamentação de serviços ambientais em terras indígenas.
  • Assessorar o IMC na formulação de estratégias de formação e consulta aos povos indígenas sobre serviços ambientais em terras indígenas.
  • Opinar sobre assuntos pertinentes às questões indígenas, à regulamentação de serviços ambientais em terras indígenas, às ações de formação sobre serviços ambientais e às consultas públicas.
  • Definir ações e projetos específicos.

Acesse todas as Atas e Documentos do GTI e CTI 


Câmara Temática de Mulheres do SISA – CTM

Incorporar a temática de gênero na política de incentivos a serviços ambientais do Acre significa para o governo do Estado um caminho para fortalecer a inclusão social e a participação de mulheres na implementação do SISA e seus programas.  Inicialmente foi criado o Grupo de Trabalho de Mulheres (GTM) com objetivo de dar representatividade, reconhecimento e valorização da atuação de mulheres para o desenvolvimento sustentável do Acre, o que garante salvaguardas socioambientais e promove a boa governança.

Representantes das cinco regionais do Acre elaboram regimento interno da Câmara Temática de Mulheres do Sisa

Com a missão de promover a igualdade de gênero por meio do desenvolvimento de ações e projetos que garantam a participação ativa e efetiva das mulheres nas decisões referentes às políticas públicas socioambientais, representantes de organizações das cinco regionais do Acre que integram a Câmara Temática de Mulheres (CTM) do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), da sociedade civil e do poder público estiveram reunidas esta semana, para a elaboração de um regimento interno.

CTM é composta por cinco representantes de organizações de grupos de mulheres e outras cinco do poder público e uma da sociedade civil.

“Temos aqui mulheres que são reconhecidas em suas regionais como agentes transformadoras e protagonistas de suas vidas. A CTM é um espaço de governança que dá voz ativa nos fóruns de poder e decisão. Para alcançar esse objetivo, buscamos incentivar ações que promovam a inclusão de mulheres em setores ligados à economia verde e à gestão ambiental”, destacou o presidente do IMC, Leonardo Carvalho.

Saiba mais, acesse a reportagem completa aqui

Os encontros foram realizados com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e a parceria do Pnud, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, Earth Innovation Institute (EII) e Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do Projeto Janela B “Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões”.

Ouvidor do SISA apresentou canal de comunicação entre beneficiáios e o poder público as representantes das cinco regionais que integram a Câmara Temática de Mulheres (CTM).

Acesse todas as Atas e Documentos do GTM e CTM 


Comitê Científico do SISA

O Comitê Científico exerce a função de assessoria técnico científica sobre questões relacionadas com a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal. Ele é formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento – como as ciências humanas e sociais, exatas, biológicas, entre outras. Periodicamente esse Comitê se reúne para deliberar sobre a quantidade de unidades de redução de emissões, apresentada na forma de Resolução. A Secretaria Executiva do Comitê Científico é exercida pelo IMC, responsável por organizar e relatar as reuniões ordinárias e extraordinárias.

Acesse as Resoluções e Atas do Comitê Científico do SISA