IMC realiza oficina sobre monitoramento, avaliação e lições do Programa REM no Acre

Alexandre Noronha

Nos dias 7 e 8 de novembro ocorreu, no auditório da Procuradoria geral do Estado (PGE), a oficina Monitoramento, Avaliação e Lições, tradução da sigla em inglês, MEL (Monitoring, Evaluation and Learning Plan). A capacitação foi ministrada para a equipe de gestão do Programa REM e trazida ao Estado pela Embaixada do Reino Unido no Brasil em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o banco alemão KfW.

O Programa REM é um projeto que incentiva a conservação das florestas e a redução das emissões de carbono com o objetivo de aliviar as mudanças do clima. Um tema em que o Acre é tido como vanguarda. “Reconhecemos a liderança do Acre no tema de proteção florestal em conciliação com o desenvolvimento sustentável”, disse a gerente de financiamento climático internacional do Governo do Reino Unido e representante da embaixada, Katerina Elias-Trostmann.

A oficina estabeleceu as melhores estratégias para que o programa realmente consiga alcançar as metas da maneira mais eficaz possível, reduzindo a emissão de gases por conta do desmatamento, valorizando a floresta em pé e, assim, fortalecer as cadeias de uma economia florestal premiando os atores que tornam isso realidade. “Eu venho trabalhando com esse termo de monitoramento, avaliação e lições, que é o MEL, que estamos promovendo aqui e em muitos países, em diferentes partes do mundo. Eu trouxe um pouquinho das melhores práticas de como isso pode ser pensado em um documento final de MEL”, explicou falou a facilitadora da oficina e especialista em sustentabilidade, Marisa Camargo.

Marisa: “Eu venho trabalhando com esse termo de monitoramento e trouxe um pouquinho das melhores práticas de como isso pode ser pensado em um documento final de MEL” Foto: Alexandre Noronha

Katerina reforça: “ter um componente forte de MEL ajuda a entender quais são os benefícios para os diferentes grupos de pessoas envolvidas como o pequeno produtor, os ribeirinhos, os povos indígenas e também o Governo do Acre. Entendendo esses benefícios conseguimos comunicar o resultado e mostrar para o povo do Acre e para o mundo porque a proteção da floresta é tão importante para a economia e para a sociedade”.

O Coordenador do Programa REM na Policia Militar, Sargento Bardavil Farias, disse que  a capacitação mostra: “como a gente pode melhorar o que estamos fazendo hoje dentro do monitoramento de fiscalização ambiental e ajustar os erros para melhorar os resultados”. Enquanto Janio Aquino, coordenador do ProgramaREM na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), complementa: “Que nós possamos conhecer e aplicar esse plano e, a partir disso, ter os resultados que todos nós, que já estamos executando as atividades, possamos, com essa ferramenta, atingir com muita qualidade os resultados desse programa”.

As expectativas eram harmônicas entre os participantes, no mesmo sentido das palavras dos colegas, Taiane Santos, diretora da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (SEET), falou que: “Os conhecimentos passados funcionarão para implementar mecanismos de monitoramento mais eficientes dos que os atuais, para que possamos saber se efetivamente o objetivo do programa foi cumprido”.

Para alcançar os resultados buscados por todos integrantes da equipe de gestão do Programa REM, dos diferentes órgãos, é necessário que todos os técnicos e subexecutores do Programa entendam e apliquem os novos conhecimentos de maneira integrada. Esse é o pensamento de Rosinha Benjamin, diretora técnica da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA). “Cada um tem que fazer o seu papel para que possamos chegar juntos no mesmo objetivo: o de cumprir os acordos dentro do contrato que nós temos nesse programa, que tem sido muito importante para sustentabilidade no Estado do Acre”.

Programa REM

O Programa REM (REDD+ para pioneiros) do Banco Alemão KfW tem, nessa segunda fase de implementação no Acre, 2017-2020, a participação do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS). O REDD+ é um mecanismo voltado para redução de emissões de gases de efeito estufa oriundos do desmatamento e degradação da floresta.

O Programa REM é uma iniciativa que premia os pioneiros da proteção florestal e da mitigação do clima. Lançado na Conferência Rio+20, em junho de 2012, com recursos do Fundo de Energia e Clima do governo da Alemanha, esse Programa incentiva a conservação das florestas e a redução de emissões de carbono de modo a contribuir para a mitigação das mudanças do clima, especialmente do aquecimento global.