Chuvas reduzem risco de fogo no Acre

Os órgãos de controle registraram que nos últimos dias o risco de fogo foi reduzido em decorrência das últimas chuvas em todo o estado. As informações foram dadas pela diretora técnica do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Vera Reis, nesta segunda-feira, 22.

Segundo o IMC, o acumulado de janeiro a agosto deste ano, registrado pelo satélite de referência, aponta a existência de 1.659 focos de calor. Feijó ocupa o primeiro lugar no ranking de acúmulo de focos.

O IMC, junto com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e demais órgãos ambientais promovem ações educativas e repressivas sobre os perigos das queimadas.

Além disso, operações de fiscalização de desmatamento ilegal e combate às queimadas são realizadas em todo o estado.

Os cidadãos flagrados cometendo quaisquer dessas práticas ilegais são autuados e têm suas áreas embargadas, como previsto em lei.

Chuvas nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas houve registro de chuvas em Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Sena Madureira Tarauacá, Porto Walter e Jordão. O Rio Acre em Xapuri atingiu a marca de 1,88 metro.

Em Rio Branco, porém, o nível do Rio Acre continua baixando. Nas últimas 24 horas, o manancial diminuiu oito centímetros e registra na manhã desta segunda-feira, 22, a marca de 1,43 metro em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil.