Boletim Rio Acre e Queimadas – 23 de agosto

O nível do Rio Acre voltou a subir. Na manhã desta terça-feira, 23, o manancial registrou a marca de 1,44 metro, em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil – um centímetro a mais que no dia anterior.

O governo, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), segue executando o Plano de Contingência de Abastecimento, implementado em julho deste ano.

Uma nova configuração no sistema de abastecimento foi estabelecida nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da capital.

Cinco bombas em balsas flutuantes auxiliam na captação da ETA II e nos próximos dias, entrará em funcionamento a primeira bomba em balsa flutuante da ETA I.

Novas medidas deverão ser adotadas em um possível agravamento do cenário de seca, caso o manancial registre a marca de 1,25 metro.

Paralelamente às ações do plano, o governo também realiza a campanha “Nós Contra o Desperdício”, que visa conscientizar a população sobre o uso racional de água. As ações educativas e de fiscalização estão sendo promovidas nos bairros da capital.

O serviço de ligação gratuita por meio do 0800 721 1314 e mensagens feitas pelo aplicativo Whatsapp para o número 99238-0101 estão disponíveis aos consumidores para serviços administrativos, relato de falta de água e denúncias contra desperdício.

Queimadas

O índice de focos de calor aumentou nos últimos dias, porém o risco de fogo foi reduzido, em razão das chuvas do fim de semana.

O acumulado de janeiro a agosto deste ano, registrado pelo satélite de referência, aponta a existência de 1.659 focos de calor.

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e demais órgãos ambientais promovem ações educativas e repressivas sobre os perigos das queimadas.

Operações de fiscalização de desmatamento ilegal e combate as queimadas estão sendo realizadas em todo o Estado. Os cidadãos flagrados cometendo quaisquer