Acre sediará reunião do Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta de 2025

Com objetivo de reestabelecer o diálogo com os membros da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, participou da programação da 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta (GCF), realizada em Mérida, no México.

Leonardo Carvalho, que é membro delegado do Governo do Estado do Acre no GCF, destaca o alinhamento do setorial de meio ambiente. Foto: cedida

O presidente anuncia que, além de outras deliberações, foi decidido pela plenária que o Acre sediará a reunião do GCF de 2025. No próximo ano, o evento será sediado conjuntamente pela presidência do Estados de Ucayali (Peru) e Santa Cruz (Bolívia).

Leonardo Carvalho, que é membro delegado do Governo do Estado do Acre no GCF, destaca o alinhamento do setorial de meio ambiente. Foto: cedida

“Em 2025, o Estado do Acre estará sediando a reunião anual do GCF, considerando que o Brasil também sediará a COP29 no mesmo ano, teremos um evento que antecede um dos maiores do mundo, que é a COP, em que os holofotes também estarão voltados para o Estado do Acre por sediar o evento que congrega a participação de 43 jurisdições subnacionais para discussão de temas acerca do clima e florestas”, comemora.

Leonardo Carvalho, que é membro delegado do Governo do Estado do Acre no GCF, destaca que o alinhamento do setorial de meio ambiente é uma das prioridades da atual gestão, que tem no colegiado uma estratégia para o fortalecimento e a boa condução das políticas públicas voltadas para o enfrentamento e redução do desmatamento e queimadas ilegais.

Gestores do Acre dialogam e define agenda das Reuniões Anuais da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta para os próximos anos. Foto: cedida

Participaram também da reunião, a secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Julie Messias; o presidente da Companhia de Desenvolvido de Serviços Ambientais (CDSA), José Gondim; a assessora especial indígena, Francisca Arara e a diretora técnica da CDSA, Rosangela Benjamim.