Acre sedia 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Acre sedia pela primeira vez, nos dias 26 e 27 de outubro, o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Rio Branco, uma relevante força-tarefa sobre assuntos relacionados aos nove estados participantes.

O evento reúne governadores, assessores e técnicos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Juntos, eles vão debater problemas comuns e políticas públicas que vão fortalecer o desenvolvimento da Amazônia, buscando mais apoio e ações do governo federal.

No primeiro dia da programação, ainda em caráter preliminar, ocorrem as câmaras do Meio Ambiente, Segurança Pública, Comunicação, Consórcio e Turismo (que está em processo de criação), onde os secretários das pastas realizam discussões técnicas sobre as áreas e pontuam estratégias de ações conjuntas.

Os governadores Tião Viana (AC), Waldez Góes (AP), Amazonino Mendes (AM), Flávio Dino (MA), Pedro Taques (MT), Simão Jatene (PA), Confúcio Moura (RO), Suely Campos (RR) e Marcelo Miranda (TO), devem assinar a Carta do Acre. O documento, com reivindicações e pautas comuns aos estados, será encaminhado ao Planalto.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 como um dos 16 compromissos do Plano Amazônia Sustentável (PAS) lançado na época pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cada edição é formulada uma carta com várias medidas que visam o desenvolvimento sustentável da região.

Aberto Credenciamento

O credenciamento para a 16º edição do Fórum de Governadores pode ser feito na Agência Notícias do Acre (http://www.agencia.ac.gov.br/) acessando o banner do evento, que direciona para o seu hotsite.

Governadores, secretários e subsecretários, assessores, segurança e equipes jornalísticas podem efetuar o credenciamento, preenchendo informações como estado de origem, cargo, empresa ou instituição a que está vinculado, além de contato e dados sobre a chegada em Rio Branco.

Edição anterior

O fórum anterior ocorreu nos dias 10 e 11 de agosto deste ano em Cuiabá, capital mato-grossense. Um dos marcos da edição foi a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável, que tem o intuito de ordenar investimentos e captação de recursos direcionados aos estados envolvidos.

Encontro de Governadores do Brasil

Ainda no dia 27 de outubro, aprofundando as discussões com relação à segurança, o Acre também sedia o primeiro “Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras. Narcotráfico, uma Emergência Nacional”.

Com várias autoridades estaduais e federais, o evento visa fomentar o debate e promover ações efetivas de combate ao narcotráfico diante da fragilidade nas fronteiras da Amazônia brasileira. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia já confirmou presença.

Texto: da redação(SeCom)
Foto: Sergio Vale