Acre é destaque em doutorado sobre administração pública com valorização ambiental

A vice-governadora Nazareth Araújo recebeu na noite desta segunda-feira, 15, a visita do pesquisador Kleverton Melo de Carvalho, da Universidade Federal da Bahia, que está realizando um doutorado sobre administração pública com valorização do meio ambiente em que o Acre será um dos principais destaques.

“Vocês [o governo do Estado] fizeram uma coisa maravilhosa aqui. Muitos gestores brasileiros não conseguiram isso, trazendo pesquisadores em tomada de parte das decisões da área ambiental, além de envolver a comunidade”, destaca o pesquisador.

Na conversa com a vice-governadora, foram destacados pontos importantes dessas políticas públicas ambientais como o Projeto Comunidades Resilientes, onde sete escolas tiveram capacitações de professores para a realização de projetos científicos com o objetivo da preservação dos rios acreanos.

A experiência do Acre com a Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF) também foi bastante enaltecida, com reconhecimento internacional pela redução do desmatamento e um projeto que alavancou o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e melhoria dos indicadores sociais. Tudo isso junto à ideia principal do GCF que para resolver problemas ambientais globais, as articulações precisam ser locais.

“Todo mundo diz hoje que a Amazônia é importante, mas poucos estão dispostos a investir na matriz motora de preservação disso. O Acre conquistou parcerias como com o Banco Alemão KfW pelo Programa REM, porque eles acreditaram nas nossas políticas públicas e no resultado delas”, ressaltou Nazareth Araújo na entrevista.