Acre celebra reconhecimento nacional e internacional como estado avançado em políticas ambientais

Agência de Notícias do Acre

Para o Governo do Estado, aprovação do padrão para florestas tropicais é medida relevante para enfrentar mudanças no clima

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, embarcou na última quinta-feira, 19, para os Estados Unidos, onde cumpre agenda institucional. A audiência pública que aprovou o Padrão das Florestas Tropicais (TFS, sigla em Inglês para Tropical Forest Standard), foi realizada na quinta-feira, 19, no parlamento da Califórnia, com a presença de lideranças indígenas e de representantes governamentais de vários países, inclusive uma comitiva do governo do Acre, liderada pelo governador Gladson Cameli.
Como membro da Força-Tarefa de GCF o Estado do Acre, parabenizou o Estado da Califórnia e seu Conselho para Recursos Atmosféricos (Carb) pela aprovação do padrão para Florestas Tropicais. Esta medida é um passo relevante no enfrentamento de um dos desafios mais importantes do nosso tempo, que é a ameaça de mudanças climáticas e seu impacto nas comunidades, assim como na economia e no meio ambiente.

O Carb estudou os créditos de carbono florestal por mais de uma década e lançou um esboço do estudo Padrão de Florestas Tropicais em setembro de 2018. O TFS agora recebeu mais informações dos interessados e recomendações legislativas e incorporou essas sugestões na proposta revisada, aprovada na reunião mensal ocorrida nesta quinta-feira, 19.

O Conselho delineia uma série de condições para o estabelecimento de programas que contribuirão para a conservação das florestas e o desenvolvimento sustentável dessas regiões. O padrão também visa colaborar e auxiliar no processo de fomento às economias de regiões de florestas buscando a melhoria de vida das populações da Amazônia.
O encontro foi marcado pela presença de representantes do Estado do Acre e diversos indígenas de regiões diferentes do estado e dos governos que compõem a Força-Tarefa Para o Clima e Florestas (GCF), pois se trata de uma iniciativa que permite o reconhecimento dos serviços ambientais e valorização desses povos, tendo o Acre, reconhecimento nacional e internacional como um estado avançado em políticas ambientais.