Acre comemora prestígio internacional na Indonésia e se prepara para grandes eventos

Em reunião realizada com todo o secretariado de Estado no auditório da Secretaria de Fazenda na tarde desta quarta-feira, 4, o governador Tião Viana aproveitou o momento para comemorar o reconhecimento internacional do Acre durante o encontro anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), realizado de 25 a 29 de setembro, em Balikpapan, na Indonésia.

O Acre apresentou durante o encontro seu modelo de desenvolvimento, condizente com novas práticas econômicas e ambientais necessárias não só ao crescimento local, mas hoje considerado essencial para difusão internacional e proteção do planeta.

Tião Viana explicou que diversos estados subnacionais de países localizados em zonas tropicais ainda caminham para o trabalho de unir seu desenvolvimento econômico à sustentabilidade, mas o Acre é um dos estados que já possui grande prestígio junto principalmente de entidades financeiras internacionais e outros estados subnacionais que veem o estado como um exemplo em conseguir parcerias para ações socioeconômicas.

Organizações como o Banco Mundial, Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e o banco alemão KfW são alguns desses exemplos, sendo que o último já fechou um acordo de investir mais 10 milhões de euros no estado.

“Aqui conseguimos viver fazendo o aproveitamento de 13% da área que já foi aberta no projeto de fortalecimento das nossas cadeias produtivas e preservando os outros 87%, sem desmatar, com resposta econômica e desenvolvimento social”, disse o governador Tião Viana.

Muito mais vem por aí

Encontro do GCF reuniu 35 representantes de estados subnacionais e trouxe grandes conquistas para o Acre

O encontro de todo o secretariado do governo também foi importante para anunciar e começar os preparativos de grandes eventos que ou serão realizados no Acre, ou terão a participação do estado.

Os principais deles são o 16º Fórum de Governadores da Amazônia e o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras, dias 26 e 27 de outubro, respectivamente, em Rio Branco.

Os eventos pretendem ser históricos, unindo esforços de diversas autoridades na proteção da Amazônia e no combate ao narcotráfico na região de fronteira.

O Acre também participará e terá destaque na 23ª Conferência do Clima da ONU (COP23), que será realizada na Alemanha, em novembro.

Junto com outros estados subnacionais, o Acre participará do Dia da Amazônia, que mostrará a todos os chefes de Estado presentes a importância da região e como melhorar seu desenvolvimento econômico e social mantendo-a de pé.

O desempenho do Acre na GCF ainda foi responsável por um convite do governo da Califórnia ao governador Tião Viana para que ele seja conferencista de um evento de mudanças climáticas que será realizado no estado norte americano no ano que vem.

Outra importante conquista ainda no GCF foi o anúncio da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, de que o Acre sediará em 2018 a Conferência Internacional Katoomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono, que reunirá profissionais e especialistas que trabalham com sistemas alimentares da Amazônia.

Texto: Samuel Bryan

Fotos: Sérgio Vale / Secom