Governo do Acre é convidado para participar de agenda na Universidade do Colorado

No início de janeiro, o governador Tião Viana e alguns secretários ligados às áreas de meio ambiente, gestão e comunicação estarão em missão no Colorado, nos Estados Unidos, a convite da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

A missão, que será financiada pelo próprio GCF e também pelo Banco Mundial (BIRD) e o Programa Global REDD Early Movers (REM), por meio do Banco de Desenvolvimento KfW, tem como objetivo a captação de recursos com fundos de investimentos público e privado, ampliação da cooperação técnico-científica com universidades e centros de pesquisa em inovação, ampliação de mercados para a venda de produtos do Acre e a cooperação no âmbito da gestão pública.

O Acre foi selecionado para participar das agendas devido ao seu pioneirismo na política de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal com Benefícios Socioambientais (REDD+). “Convidamos o Acre para um encontro com os administradores superiores do governo, universidade e investidores do Colorado”, frisou William Boyd, secretário executivo do GCF.

A delegação acreana participará de reuniões estratégicas que envolvem encontros, seminários, palestras, visitas técnicas, capacitação e formação. Além das atividades com o estado do Colorado, o governo da Califórnia, como membro do GCF, também participará de algumas atividades.

Por que o Acre?

A escolha do Acre não foi aleatória. O estado tem um reconhecimento internacional na aplicação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, com uma economia de baixo carbono, redução de desmatamento, proteção dos povos indígenas e desenvolvimento econômico aliado a avanços sociais.

O diretor da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais (CDSA), Dande Tavares, ressalta que tudo isso pode ser visto em ações concretas.

Por exemplo, mesmo num período de recessão econômica, o Acre é um dos estados que mais abriu postos de trabalho do que fechou. O bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a redução do número de pessoas na linha de pobreza, a preservação de 87% da cobertura florestal do estado e a redução de 15% do desmatamento em 2014 e 2015, acumulando 64% nos últimos dez anos, também são números favoráveis ao Acre.

Compromisso Ambiental

O Acre faz parte do GCF. Em agosto de 2014, assinou, com mais 27 estados e províncias de países com florestas tropicais, assinaram a Declaração de Rio Branco, por meio da qual se comprometeram reduzir o desmatamento das florestas de seus territórios em 80% até 2020. O Acre já alcançou 67% dessa meta.

“O Acre é um líder na Amazônia, por realizar o desenvolvimento sustentável, resultando em melhorias econômicas aliadas à conservação ambiental e à justiça social. Isso é um reconhecimento às inovadoras políticas públicas implantadas em nosso estado, e é o que instituições nacionais e internacionais buscam como inspiração para aplicar em outras realidades mundiais”, conta Dande.